Saiba como proteger equipamentos eletrônicos de raios e quedas de energia

Raios na cidade, saiba como proteger equipamentos eletrônicos de raios e quedas de energia

Entre os meses de outubro e março, durante a Primavera-Verão, os consumidores precisam redobrar os cuidados com seus equipamentos elétricos e eletrônicos. O Brasil, por estar localizado na zona tropical e apresentar clima quente, registra condições mais favoráveis à formação de tempestades. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o País conta com uma média de 77 milhões de ocorrências de raios por ano.

As previsões mais recentes indicam que a incidência de raios deve aumentar em várias regiões. O Sul tende a sentir os efeitos do fenômeno climático El Niño, com 30% a mais de ocorrências, seguido do Sudeste e Centro-Oeste, que registram elevação de 20% a 30%. Já em Mato Grosso e Goiás, o crescimento pode chegar a 10%. Em contrapartida, o Norte e o Nordeste devem experimentar uma queda de 50%.

Raios provocam prejuízos e reduzem vida útil dos equipamentos

Além de provocarem a morte de cerca de 100 pessoas por ano, os raios também geram grandes prejuízos econômicos. Em 2013, o INPE estimou perdas de aproximadamente R$ 1 bilhão à economia brasileira devido a danos em aparelhos eletroeletrônicos e na rede elétrica.

A intensidade média de um raio chega a 30 mil ampères e pode percorrer distâncias de até 5 km. Essas descargas elétricas frequentemente causam quedas de energia que danificam equipamentos como TVs, computadores, impressoras, modens e roteadores. De acordo com o engenheiro elétrico e CEO da TS Shara, Pedro Al Shara, investir em proteção custa menos de 5% dos prejuízos provocados por surtos e descargas elétricas.

Ele também alerta que as variações de tensão danificam os equipamentos de forma lenta e muitas vezes imperceptível, encurtando a vida útil dos dispositivos.

Saiba mais: Saiba como evitar as perdas devido aos raios nesta época do ano

Como se proteger

Para reduzir os riscos e proteger os equipamentos, algumas medidas simples fazem a diferença:

  • Desligue da tomada computadores, televisores, modems e aparelhos de som durante quedas ou oscilações de energia;

  • Instale dispositivos de proteção contra surtos de tensão (DPS), inclusive modelos específicos para tomadas de equipamentos sensíveis;

  • Utilize nobreaks para garantir autonomia e proteção contra sobretensão;

  • Conecte aparelhos a protetores antirraios, que também atuam contra picos de tensão, sobrecarga e curtos-circuitos;

  • Desconecte o modem da linha telefônica em tempestades, já que descargas elétricas podem percorrer a rede de telefonia fixa e afetar tanto o telefone quanto a internet.

Com essas ações, consumidores evitam perdas financeiras e prolongam a vida útil de seus dispositivos. Portanto, ao se preparar para a temporada de chuvas, proteger seus aparelhos contra raios se torna uma prioridade.

Veja mais: Nobreaks para Soluções de Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *