Cuidados simples e uso de equipamentos de proteção de energia ajudam a evitar transtornos durante os temporais de verão e quedas de energia.
Apesar de o verão apresentar altas temperaturas, a estação também traz outros transtornos, como as fortes chuvas que atingem boa parte do Brasil.
Além de provocar alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, que causam mortes, perda de bens materiais e dificultam o transporte, as fortes chuvas de verão também afetam a rede elétrica e, como consequência, prejudicam aparelhos eletrônicos e provocam acidentes. Pedro Al Shara, CEO e engenheiro elétrico da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão, alerta que todos devem redobrar o cuidado nesse período, pois “as fortes chuvas provocam tanto apagões quanto choques elétricos provenientes dos raios. Dessa forma, além de danificar aparelhos elétricos e telefônicos, elas também colocam os consumidores em risco”, comenta.
Além disso, o especialista afirma também que os blecautes e as oscilações de energia diminuem o tempo de vida dos equipamentos. Nesse sentido, o uso de equipamentos de proteção de energia, como nobreaks e estabilizadores de tensão, é indicado. “Os nobreaks funcionam como reservas de energia para uma hora de necessidade, além disso, evita a perda de dados e ameniza os problemas causados a qualquer dispositivo ligado a ele. Por outro lado, os estabilizadores de tensão impedem que os aparelhos sejam afetados diretamente. Ou seja, a diferença é que o estabilizador atua contra as oscilações de energia, nivelando a voltagem recebida e os filtros evitam passagens de altas correntes para outros produtos conectados a ele”, esclarece Al Shara.
No vídeo abaixo, você poderá entender melhor sobre a diferença entre Nobreaks e Estabilizadores:
Brasil é líder mundial em registros de raios
Em relação aos raios, comuns nesta época do ano, Al Shara explica que esse fenômeno libera altas descargas energéticas, que podem causar problemas na circulação sanguínea e até levar à morte. Por exemplo, “tomar um simples banho em dia de tempestade pode, infelizmente, terminar em tragédia, porque o chuveiro integra a rede elétrica da casa. Assim, se um raio atingir esse local ou as proximidades, a fiação recebe grandes voltagens e, consequentemente, a pessoa sofre uma descarga elétrica”, comenta.
Logo, o engenheiro elétrico recomenda que as pessoas adotem cuidados básicos para proteger tanto os aparelhos eletrônicos quanto a rede elétrica.
- Em primeiro lugar, evitar tomar banho no momento de chuva intensa.
- Não manuseie aparelhos elétricos durante os temporais e, caso precise usá-los, desligue-os da tomada primeiro para evitar choques.
- Se precisar falar com alguém, dê preferência ao celular ao invés do telefone fixo, pois tablets e notebooks só devem ser usados se estiverem desconectados.
- Não quebre o terceiro pino dos carregadores, pois ele protege os eletrônicos contra cargas elétricas muito altas. Ou seja, em vez de quebrar esse pino, utilize um adaptador de tomada.
- Verifique se não há vazamentos, infiltrações ou entrada de água por alguma janela próxima aos eletrônicos. Caso a água atinja algum equipamento, desligue-o imediatamente.
- Do mesmo modo, se houver infiltração na residência todos os disjuntores devem ser desligados.
- Portanto, em um problema de grande escala, como a queda de um poste, acione os bombeiros pelo número 193.